Situada no Vale do Jequitinhonha, no Estado de Minas Gerais, Rubim fica aproximadamente a 780 Km de Belo Horizonte. Rodeada por uma cadeia de rochosas montanhas, tem como cartão postal a “Serra da Cangalha” coberta de Mata Atlântica e com nascentes de águas cristalinas.
O Boi de Janeiro, A Maria Manteiga, A Lobinha, juntamente com os rezeiros e as pastorinhas marcam o folclore da cidade. Como pontos turísticos, dentre outras, destacam-se A Serra da Cangalha, Paredões Rochosos, as Pedras do Elefante, do Salão, do Cachorro e a Formosa. No Esporte, os times de futebol de campo, futebol de salão, handebol, vôlei e peteca tem destaque na região. Ainda, o Encontro dos Motoqueiros com trilhas apropriadas e a Grande Cavalgada Country Street, que já chega a sua XI edição.
A economia é baseada na pecuária de leite e de corte, na agricultura com destaque para mandioca, cana-de-açúcar, milho, feijão, legumes e hortaliças. Nos finais de semana, na feira tradicional, concentram-se os produtores, mascates, verdureiros e outros. Os alimentos comercializados são: farinha, feijão, manteiga de litro, queijo, requeijão, hortaliças, frutas da região, linguiça, carne de porco e de boi.
Segundo os organizadores da Grande Cavalgada Country Street a “cidade é bastante hospitaleira: uns dizem até que ‘quem toma a água de Rubim, não quer mais ir embora’ e outros que ‘não trocam Rubim por Paris’.