terça-feira, 3 de março de 2009

Fauna de Rubim (Parte 3)

   


Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental. Uma espécie adaptável, o cougar é encontrado em qualquer região e tipo de habitat do novo mundo. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois do Jaguar (onça pintada), e o quarto mais pesado do mundo, embora seja mais frequentemente relacionada aos pequenos felinos.


Mocó
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUby74B0K4I2s4F3su0QqMA5dTtCkBqsAQ0cmSMo304t5M9pVvwIflPScr1_IbvAtCX4_VjLmTvamD9PndPXLe6iLJZDY9DpVxFh7NlTDUGGpqiML4l8OD58VuhESNOti2O4aD2jxGkVw/s400/moco1.jpg
O mocó é um roedor, encontrado em áreas pedregosas do leste do Brasil, pricipalmente do estado do ao estado de Minas Gerais. Tal roedor possui o tamanho pouco maior do que o de um Preá.Cauda ausente ou vestigial, e pelagem cinzenta.

Cutia (Cotia)

A cutia (também conhecida como cotia) é um mamífero roedor, de pequeno porte, medindo entre 49 e 64 cm. As cutias têm apenas vestígio de cauda, extremidades anteriores bem mais curtas que as posteriores, e pés compridos com cinco deods, sendo três desenvolvidos, com unhas cortantes equivalentes a pequenos cascos, e o quinto dedo muito reduzido.Herbívoros , as cutias se alimentam de sementes e frutos.

Bodes

O ambiente de vivência dos bodes são as montanhas, as pedras na cidade de Rubim, é um atrativo a eles. A alta altitude aliada aos pulmões desenvolvidos dos bodes e à grossa pelugem que os protege do frio permite a sobrevivência em um local protegido de qualquer tipo de predador.

Paca

http://tropicalhardwoods.com/htm/tree_owners_news/photos/19_fall_2004/paca.jpg
A paca é uma espécie de roedor. Só tem um filhote e geralmente uma única gestação por ano. Notívaga, alimenta-se de frutas ou raízes. Ela se caracteriza pelo seu pelame duro e eriçado, vermelho com manchas brancas. As pernas são fortes e terminam em grandes unhas afiadas. Ela possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras. Sua cauda é minúscula.

(ETC)

2 comentários:

Brad disse...

What beautiful and unusual animals in Rubim.
I've never seen anything like the last animal with the spots and broad jaws.
Great post :)
Brad

Isabel Moreira Rego disse...

A PACA roedor atento e bonito. Parabéns!
Amiga
Isa