quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Nossa Região: VALE DO JEQUITINHONHA

O Vale do Jequitinhonha está situado na região norteste do Estado de Minas Gerais-MG sendo banhado pelo rio Jequitinhonha e seus afluentes.
É uma região amplamente conhecida devido aos seus baixos indicadores sociais. Por outro lado, é detentora de exuberante beleza natural e de riqueza cultural, com traços sobreviventes da cultura indígena e da cultura negra.

A região, que inicialmente pertenceu à Bahia (até o final do século XVIII), foi incorporada ao estado de Minas Gerais, após a descoberta de diamantes no tijuco (região de Diamantina).


É formada pela união de 51 municípios agrupados em cinco microrregiões:
A cidade de Rubim, esta situada na microregião de Almenara.
A região no passado era formada por florestas e habitada por tribos indígenas. O que mais contribuiu para a degradação da região foi a atividade predatória da mineração e extração do diamante. No Vale do Jequitinhonha produz-se um excelente e criativo artesanato em Cerâmica, Tecelagem, Cestaria, Esculturas em Madeira, Trabalhos em Couro, Bordados, Pintura, Desenho, Música.Os principais pólos da atividade cerâmica são as cidades: Itinga, Araçuaí, Santana do Araçuaí, Turmalina, Caraí, Itaobim, Taiobeiras, Padre Paraíso, Joaíma e Minas Novas.
Posted by Picasa

2 comentários:

Nat Valarini disse...

Passei para lhe avisar que lhe indiquei para receber um selo.

Passe no 'Garota Pendurada' para resgatá-lo.

Kiso

http://garotapendurada.blogspot.com/

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Puxa, nem sabia que o vale do Jequitinhonha era assim tão bonito.
Posta mais fotos de casas, de cidades...
É muito bonito ver cidades pequenas em fotografias.
Eu vim do interior também. São Paulo é muito feia.
Abraços.