quarta-feira, 4 de março de 2009

Fauna de Rubim (Parte 2)

   
Macaco Guigó
O Guigó ou Sauá é uma espécie de primata, endémica no Brasil.
A maioria dos macacos vive em países quentes, alimentando-se de frutas e sementes. São geralmente animais inteligentes, sociáveis

Tatu

O tatu é um mamífero da ordem Xenarthra, caracterizado pela armadura que cobre o corpo. Os tatus também são de grande importância ecológica, pois são capazes de alimentar-se de insetos contribuindo para um equilibrio de populações de formigas e insetos.
Obs.: Em Rubim há 4 subtipos de Tatu:
''Peba'' ( a foto acima), ''Preto'' (foto abaixo), ''rabo-de-sola'' e o ''3 pedaços''.

Quando estes animais são caçados pelo seu valor cinegético (caça para alimento) acaba por se desequilibrar o ecossistema pois se extermina um controlador natural de insectos, favorecendo o aumento destes invertebrados, resultando em problemas econômicos para a região.
Quando se protege de outros predadores, o tatu enrola-se, formando uma bola de armadura quase indestrutível. nem um atropelamento de um veículo consegue perfurar a espessa armadura que o cobre.

Coelho
  • Os coelhos não são roedors, são lagomorfos lagomorfos.
  • A altura máxima que um coelho consegue saltar é aproximadamente 6 metros.
  • Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Osda frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.
  • Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
  • O tempo de gestação de coelho fêmea é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias; 24h após o parto, entra novamente no cio.
  • Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.

Gambá
Os gambás podem reproduzi-se três vezes durante o ano, dando 10 a 20 filhotes em cada gestação, que dura 12 a 14 dias.
Os gambás são animais com 40 a 50 centímetros de comprimento, sem contar com a cauda que chega a medir 40 cm, com um corpo parecido com o rato, incluindo a cabeça alongada, mas com uma dentição poliprotodonte.

O gambá é o ator principal de muitos fatos e ditos populares da cultura brasileira. Um dos aspectos mais marcantes é o líquido fétido produzido pelas glândulas axilares, utilizado pelo animal como defesa. Na fase do cio, a a femêa costuma exalar este odor para atrair os machos. Outra estratégia para escapar dos perigos é o comportamento de fingir-se de morto até que o atacante desista. O gambá tem especial predileção por sangue, por isso é conhecido como sanguinário.

2 comentários:

Isabel Moreira Rego disse...

São lindos estes animais. Parabéns!
Sua amiga Isa

pode seguir meus blogs:

http://isa-ogritodopoeta.blogspot.com /

http://isa-lgrimasdemim.blogspot.com /

http://viagensdefrias.blogspot.com

Glennis disse...

More unusual animals, I had not even heard of most of these. You do have have some strange animals in Brazil.