terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A saga de um Rubinense

Em Julho de 2009, na cidade de Rubim-Mg, houve a 2º conferencia municipal dos direitos da criança e do adolescente. Participaram várias pessoas importantes e influentes do município, além de alunos de diversas escolas do município, projovem adolescente, Peti, entre outras instituições. Sendo muito produtiva e organizada, esta conferência foi muito importante para o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente na cidade, previsto no ECA. No turno no da tarde houve uma escolha do delegado/adolescente para fazer a representação do município de Rubim, na conferencia estadual em Belo Horizonte, no mês de Outubro; Pela maioria dos votos dos componentes da plenária, o aluno da Escola Estadual Walmir Almeida Costa e, até então, também participante do Projovem adolescente, Kawan Dutra foi o escolhido a ser este representante.


No inicio do mês de Outubro, Carolina (presidente do CRAS), Érica (Assistente social), Glícia (conselheira Tutelar) e Kawan (delegado/adolescente) representaram a cidade de Rubim em Belo Horizonte na VII conferencia Estadual dos direitos da criança e do adolescente, que aconteceu no Mineirinho realizado pelo CEDCA. Esta conferencia tinha como meta desenvolver as diretrizes enviadas por cada município mineiro, sendo que as melhores seriam repassadas para a Conferência Nacional. Apesar de vários problemas nesta conferência, tais como filas intermináveis e chuvas torrenciais, tudo ocorreu muito bem. Como qualquer conferência, as mini plenárias foram importantíssimas para a consolidação das propostas, havendo uma participação ativa e destacante, desde já do delegado/adolescente rubinense, Kawan. No último dia de Conferencia, houve a escolha dos adolescentes que fariam parte da delegação mineira, cada região de Minas Gerais teria dois ou três escolhidos através do voto dos adolescentes de outras regiões de minas. A votação para a escolha dos delegados que representariam a região do vale do Jequitinhonha teve um grau de dificuldade maior, pois seriam apenas dois escolhidos e os candidatos seriam não apenas do vale do Jequi, mas do vale do Mucuri também. Ao final da votação, o adolescente da cidade de Rubim fora escolhido, com maior numero de votos, para ser o representante titular de nossa região, se credenciando para ir a Brasília participar da Conferencia Nacional.

http://madeinrubim.files.wordpress.com/2009/12/img_16121.jpg?w=237&h=337

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de Dezembro, aconteceu a VIII Conferência nacional dos direitos da criança e do adolescente, em Brasília-DF no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, esta tinha como objetivo discutir e construir diretrizes da política e do plano decenal para o Estatuo da Criança e do adolescente (ECA), sendo realizados pelo Conselho Nacional dos direitos da Criança e do adolescente (CONANDA), Secretaria Especial dos Direitos Humanos e o Governo Federal. Entre os 20 adolescentes vindos de Minas Gerais, estava o rubinense Kawan. A participação deste jovem do baixo Vale do Jequitinhonha demonstra a força e capacidade de todo e qualquer cidadão, independente do lugar onde este reside, o importante é querermos fazer a diferença e buscarmos ideais de mudanças em nossa vida cotidiana, pois moramos em uma democracia, e este regime é regido pela vontade do povo.
http://madeinrubim.files.wordpress.com/2009/12/img_18891.jpg?w=474&h=363

No dia 20 de Dezembro houve o 1º Natal na Praça Central de Rubim-MG. Dentro deste evento houve uma homenagem simbólica à Kawan Queiroz Dutra por suas participações nas conferências Municipal, Estadual e Nacional. Isso é realmente muito gratificante pois, na antiguidade as pessoas eram apedrejadas e enforcadas em praça publica, e hoje ter um trabalho sendo reconhecido em praça publica é muito importante para desenvolvimento pessoal e para o servir como exemplo a outros:

http://madeinrubim.files.wordpress.com/2009/12/s6302235.jpg?w=493&h=375

“O importante não é aonde já chegamos, mas pra onde estamos indo” - esta é a frase que transmite o sentimento remanescente em Kawan Queiroz Dutra, em relação a estas experiências.
http://madeinrubim.files.wordpress.com/2009/12/img_16091.jpg?w=472&h=359

5 comentários:

Hapi disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Cristiano Contreiras disse...

bom blog este, bem pessoal, voltarei!
sou seguidor.

Mari disse...

hey, conheceste o ilústrissimo Lula?
Muito legal sua história, vc é um rapaz de sucesso!
Quem sabe um futuro político... rsrs
=)
Obrigada pela visitinha, bjss

Jhon william disse...

Obrigado por passar lá no meu blog...

Li, o que escreveu,
e pelo relato, pode estar nascendo ai um Líder, de Rubim, ou MG...

é extremamente claro que vc é inteligênte, e é sempre bom ter pessoas assim observando o humildes assuntos que escrevo.

grande abraço.

Glennis disse...

A nice happy group of young people. Haven't seen you for a while.
Cheers