segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Historia de Rubim MG

Rubim Minas Gerais - HISTORICO

Ao cidadão Tiago José de Almeida, em data que não se pode precisar, cabe a primazia de ser oprimeiro desbravador da região onde se acha o município de Rubim. Ali aportou acompanhado de dois camaradas, levando consigo um animal de carga e várias ferramentas agrícolas, em busca de pedaço de terra onde se pudesse arranchar. Era o território de então habitado por indígenas, cujo principal aldeamento ficava no local em que hoje se encontra a sede da Fazenda Iracema. A presença do homem branco civilizado provocou, como era de se esperar, grande reboliço entre os silvícolas que, apesar de serem em maior número, foram obrigados a se retirar para outro sítio mais afastado.
Nessa época, surge na região, vindo do Estado da Bahia, com ordens de ali arranchar e expulsar os índios, um engenheiro cujo nome se ignora; cumprindo as instruções recebidas, após tremenda lutas com os primitivos habitantes, conseguiu expulsá-los para as matas de Umburana. “Livre o terreno”, o citado engenheiro fez grande derrubada de matas, plantou lavouras, semeou diversas sementes e desapareceu meses depois, para nunca mais voltar. Com sua ausência e completa falta de notícias a seu respeito, outras pessoas chegando às paragens, apoderaram-se dos locais beneficiados e das lavouras já florescentes.
Sucedendo a Tiago José de Almeida e ao engenheiro baiano, surge na região o Senhor Quinto Fernandes Ruas, filho de tradicional família de Pedra Azul, que procurou se apossear de um pedaço de terra que, em pouco tempo, já era um “mangueiro”. Quinto, homem lutador, idealista e grande amigo de todos aqueles que demandavam o local, tudo facilitava e, em pouco tempo, vinha de surgir um pequeno núcleo populacional que ficou cognominado União, nome escolhido pelos primeiros moradores devido à harmonia e completa “união” que existia entre os seus habitantes.
Com o nome de União, permaneceu até 1923, quando, pela Lei estadual número 843, foi criado o distrito de Rubim, com sede no povoado mencionado. Em 1943 foi o distrito de Rubim elevado à categoria de município, e hoje a cidade de Rubim tem na pessoa do Sr. Quinto Fernandes Ruas o patrono de sua fundação.
Gentílico: rubinense
Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Rubim, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, com terras desmembradas de distrito de São João da Vigia, subordinado ao município de Jequitinhonha. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Rubim, figura no município de Jequitinhonha. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei nº 58, de 12-01-1938, o distrito de Rubim foi transferido do município de Jequitinhonha para constituir o novo município de Município de Vigia. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Rubim, figura no município de Vigia. Elevado à categoria de município com denominação de Rubim, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado de Almenara (ex-Vigia) alterado pelo decreto lei acima citado e Jequitinhonha. Sede no antigo distrito de Rubim. Constituído de 2 distritos: Rubim e Rio do Prado, desmembrado de Jequitinhonha. Não temos a data de Instalação.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Rubim e Rio do Prado. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950. Pela lei nº 1039, de 12-12-1953, é criado o distrito de Itapiru (ex-povoado) e anexado ao município de Rubim. A lei acima citado desmembra do município de Rubim o distrito de Rio do Prado. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Rubim e Itapiru. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Transferência distrital
Pelo decreto-lei nº 58, de 12-01-1938, transfere o distrito de Rubim do município de Jequitinhonha para o de Vigia.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANWdceSCIfXJdlINAS08nSPyJ7jSHTGIWXnbyeXFSxTr6ypCvk5XsuHEcACfmSArm7f-kviCnhulXXnjdA_H_1cAm1T1UPgZitF5n12Q7hHxWzIjxaJOHj03.jpg

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros - Volume XXVII ano 1959

Nenhum comentário: